Snowballer Convida #2: Filipe Villegas fala sobre Small Caps no Brasil
Ei amigos e amigas! Esta é uma edição extra para assinantes desta newsletter, projetada para torná-lo um melhor investidor. Os membros têm acesso às estratégias, táticas e sabedoria de investidores e fundadores excepcionais.
Esta série apresenta uma correspondência mensal por e-mail sobre a arte de investir entre mim e amigos investidores bem mais experientes.
A cada edição, convidarei alguém que eu considero relevante na nossa indústria para partilhar sobre tópicos atuais e atemporais, nesta edição vos trago um texto de Filipe Villegas, Estrategista de Ações na Genial Investimentos e responsável pelas carteiras recomendadas da Genial.
Ele é pós-graduado em administração de empresas pela FGV e tem MBA em engenharia financeira pela POLI-USP. Está no mercado há mais de 10 anos.
O ano de 2024 promete ser promissor para as Small Caps no Brasil, apesar de um começo tenso, influenciado por ajustes nas expectativas do mercado quanto à política monetária nos EUA.
A mudança de uma projeção de corte das taxas de juros de 150 a 200 bps, com o primeiro corte previsto para março, para um cenário base de 100 bps de corte na metade de 2024, impactou principalmente as empresas de menor capitalização.
Estas empresas, frequentemente mais alavancadas e focadas no mercado doméstico, são sensíveis às políticas monetárias devido ao seu grande peso na precificação de seus ativos.
O comportamento futuro do Banco Central brasileiro, crucial para as Small Caps, dependerá de fatores como inflação, risco fiscal, e, notadamente, a política monetária nos EUA.
Entre esses, a política monetária americana aparece como o ponto com maiores divergências de opiniões, evidenciando nossa "Powelldependência".
Analisando além do cenário macro, quatro principais razões reforçam a perspectiva positiva para as Small Caps:
Ciclo Microeconômico Favorável: Observa-se uma dinâmica mais positiva nos resultados das empresas voltadas ao mercado local em comparação às exportadoras. Melhorias em alavancagem, margens e lucros indicam uma transição de desaceleração para recuperação.
Valuation Atraente: Pela métrica preço/lucro (P/L) projetado para os próximos 12 meses, as Small Caps negociam com um desconto de 34% sobre sua média histórica, comparado a um desconto de 26% do Ibovespa, sinalizando uma oportunidade de investimento atraente.
Retorno do Investidor Institucional: Após um 2023 de saídas significativas, já se observa um retorno desses investidores ao mercado brasileiro em 2024, indicando um interesse renovado por empresas com alto potencial de valorização.
Relação SMLL/IBOV: A comparação entre o índice de Small Caps e o Ibovespa mostra que a relação está no menor nível dos últimos 10 anos, similar ao observado em 2015.
Diferente daquela época, o cenário econômico atual é mais otimista, sugerindo um potencial de valorização para as Small Caps.
Portanto, 2024 se desenha como um ano de oportunidades significativas para as Small Caps no Brasil, suportado tanto por um ajuste nas expectativas macroeconômicas quanto por fundamentos microeconômicos sólidos que favorecem essas empresas.
Um pequeno pedido: se você gostou desta peça, ficaria grato se você considerasse tocar no ❤️ acima! Isso nos ajuda a entender quais peças você mais gosta e apoia nosso crescimento. Obrigado!
É isso por hoje!
Mais uma vez obrigado por ler.
Abraço,
Snowballer
PS: “DMs are open”: Twitter