Os pioneiros do capitalismo de risco: ARD, Arthur Rock e Sequoia.
Desde 1960: Os capitalistas de risco investiram mais de US$ 450 bilhões em mais de 27.000 empresas.
Os ancestrais do capital de risco moderno nos Estados Unidos desenvolveram-se no final do século XIX e início do século XX. Famílias abastadas começaram a procurar maneiras de investir em empreendimentos potencialmente lucrativos e de alta tecnologia.
David Lample escreve em sua história da região de capital de risco :
As grandes fortunas da cidade de Nova York, incluindo as dos Vanderbilts, Whitneys, Morgans e Rockefellers, eram baseadas em empreendimentos como ferrovias, aço, petróleo e bancos.
Embora nem todos os investidores fossem tão conhecidos, eram famílias abastadas como essas que financiavam os primeiros empreendedores de alta tecnologia de Boston.
Quando o escocês Alexander Graham Bell precisou de dinheiro em 1874 para concluir seus experimentos iniciais com o telefone, por exemplo, o advogado de Boston, Gardiner Green Hubbard, e o comerciante de couro de Salem, Thomas Sanders, ajudaram e mais tarde forneceram o capital para iniciar a Bell Telephone Co. em Boston.
O mercado de capital de risco permaneceu amplamente desorganizado e fragmentado ao longo do final do século XIX e início do século XX.
O primeiro impulso para organizar os investimentos veio de americanos abastados. Na década de 1930 e 1940, membros das famílias Rockefeller, Bessemer e Whitney contrataram gestores profissionais para buscar investimentos em empresas jovens promissoras.
A primeira empresa moderna de capital de risco foi formada em 1946, quando o presidente do MIT, Karl Compton, o presidente do Massachusetts Investors Trust, Merrill Griswold, o presidente do Federal Reserve Bank de Boston, Ralph Flanders, e o professor da Harvard Business School, General Georges F. Doriot, fundaram a American Research and Development (ARD).
O objetivo da empresa era financiar aplicações comerciais de tecnologias desenvolvidas durante a Segunda Guerra Mundial. Doriot era o coração e a alma da ARD e é justificadamente chamado de "pai do capital de risco".
O foco de Doriot estava em agregar valor às empresas, não apenas fornecer dinheiro.
As empresas financiadas pela ARD eram consideradas "membros da família". A equipe da ARD, sob a direção de Doriot, começou a fornecer expertise na indústria e experiência em gestão às empresas apoiadas, a fim de aumentar suas chances de sucesso final.
Doriot atuou como presidente da ARD até sua aquisição pela Textron em 1972.
O primeiro investimento feito pela ARD em 1947 foi na High Voltage Engineering Company. A empresa, fundada por vários professores do MIT, foi estabelecida para desenvolver tecnologia de raios-X no tratamento do câncer.
A ARD investiu na empresa pelos motivos mencionados no comentário de Compton para Doriot: Provavelmente, eles nunca vão ganhar dinheiro, mas a ética da coisa e as qualidades humanas de tratar o câncer com raios-X são tão notáveis que tenho certeza de que deveria estar em sua carteira.
Quando a High Voltage abriu capital em 1955, o investimento original de $200.000 valia $1,8 milhão.
A ARD estabeleceu o paradigma padrão de capital de risco com seu investimento altamente bem-sucedido na Digital Equipment Company (DEC) em 1957.
A ARD investiu $70.000 por uma participação de 77% na DEC. O desdém de Doriot por lucros rápidos foi evidenciado no desagrado que expressou a Kenneth Olsen, fundador e presidente da Digital, quando a DEC reportou lucro pela primeira vez.
Doriot estava preocupado que não o suficiente estava sendo reinvestido em pesquisa e desenvolvimento e que a empresa poderia sofrer a longo prazo.
Ao longo dos catorze anos seguintes, o investimento na DEC aumentou para $355 milhões. Quase metade de todo o dinheiro ganho pela ARD durante seus 26 anos de existência foi obtido por meio do investimento na Digital Equipment Company.
O conceito de "home run" no capital de risco tornou-se sinônimo da DEC, e o termo se tornaria prevalente na indústria durante as décadas de 80 e 90. Todos queriam financiar a próxima DEC.
As primeiras empresas de capital de risco foram organizadas com foco tanto em Boston quanto em Nova York. Não foi até 1957 que o capital de risco na Costa Oeste entrou em cena. Vamos explorar mais essa industria…