Quando o Pinduoduo, o aplicativo chinês de compras com descontos, foi lançado há quase uma década, os gigantes da tecnologia Alibaba e JD.com dominavam o negócio de comércio eletrônico da China.
O Pinduoduo parecia mais um artifício do que um futuro rival. Era uma combinação de fliperama, shopping e rede social.
Seu principal argumento de venda eram os preços mais baixos para os compradores que recrutavam outros compradores para fazer compras em grupo.
Os clientes podiam passar o tempo jogando videogame ou ganhar dinheiro fazendo login diariamente para navegar no aplicativo.
Agora, ninguém está encarando a empresa levianamente.
O Pinduoduo é a empresa irmã do Temu, o aplicativo de compras baratas que acumulou dezenas de milhões de usuários fora da China, inclusive nos Estados Unidos, onde gasta bilhões de dólares em promoção.
Os americanos que ainda não usaram o Temu provavelmente viram seus anúncios no Super Bowl ou postagens no Instagram.
Assim como o TikTok, o Temu é a versão estrangeira de uma empresa chinesa de grande sucesso.
O responsável por isso tudo? Colin Huang
Embora ainda não seja um nome familiar a nível mundial, Huang é uma figura proeminente na China.
Seus pais eram operários de fábrica e ele estudou ciência da computação na Universidade de Zhejiang antes de ir para os EUA em 2002.
Ele ingressou no Google e trabalhou no Google China antes de começar por conta própria.
Lucrando com suas ações do Google, ele fundou o Ouku, um site de eletrônicos de consumo e o vendeu por US$ 2,2 milhões em 2010. Seu próximo empreendimento, Leqee, já estava em andamento.
A Leqee ajudou grandes marcas a administrar suas lojas nas maiores plataformas de compras pela Internet da China, Alibaba e JD.com.
Tornou-se também uma holding informal para a sucessão de novos negócios criados no edifício da Gronelândia.
Dois anos mais tarde, o grupo criou outro projecto, o Lebbay.
Usando as habilidades que Huang aprendeu no Google, o Lebbay construiu uma série de sites de compras on-line que visavam chegar ao topo dos rankings de busca para suas ofertas.
“Construir um site leva apenas uma semana”, disse um ex-gerente, observando os pedidos canalizados dos sites para o mesmo sistema back-end para atendimento.
Outra incursão lucrativa começou alguns andares acima do Lebbay. Sob o nome de Shanghai Xunmeng, a equipe de Huang desenvolveu jogos online como o Joyspade Texas Holdem Poker, voltado para jogadores do sudeste asiático.
Então Huang teve a ideia de que se tornaria o Pinduoduo. Em 2015, ele pediu à sua equipe que construísse um empreendimento de “comércio eletrônico social”.
Chamados de Pinhaohuo, os compradores conseguiam um preço melhor se conseguissem convencer um amigo a comprar o mesmo produto. O local começou com a venda de frutas e, a certa altura, Colin Huang realocou 100 funcionários do Leqee para ajudar.
Alguns meses depois, a equipe de jogos de Huang criou um segundo aplicativo aplicando o mesmo modelo de compra em grupo a um mercado on-line, onde qualquer comerciante poderia listar seus produtos.
Foi nomeado Pinduoduo e 20 funcionários importantes do setor de jogos mudaram para se concentrar no empreendimento, disse Huang à mídia local.
Num relatório de 2023, a Goldman Sachs estimou que o Pinduoduo representava 19% do mercado de comércio eletrónico da China em valor dos produtos vendidos, em comparação com 20% para JD e 41% para Alibaba.
O Pinduoduo atingiu o mesmo GMV em 5 anos que seus principais concorrentes Alibaba e JD.com precisaram de mais de 14 anos para alcançar.
A empresa mantém baixas as taxas cobradas aos usuários e vendedores e evitou investimentos pesados terceirizando sua logística para outras empresas.
Huang disse uma vez que queria que o Pinduoduo fosse como o Facebook para fazer compras, um destino onde as pessoas se reuniam sem necessariamente ter a intenção de fazer compras.
Para os vendedores, o enorme tráfego para o aplicativo é o atrativo.
Marcus Ding, gerente geral de uma empresa de artigos esportivos, disse que ganhou mais dinheiro com o Pinduoduo por causa das taxas mais baixas para os vendedores.
Mas cerca de um quinto da receita que ele gera no Pinduoduo vai para a promoção de seus produtos na plataforma.
A Pinduoduo ganha a maior parte do seu dinheiro com publicidade no site. No ano passado, cerca de dois terços de sua receita vieram de vendedores que pagavam para que as listas de produtos aparecessem com destaque.
O modelo de publicidade foi provavelmente influenciado pelo Google, onde Huang trabalhou como engenheiro de 2004 a 2007.
Os anúncios da Pinduoduo são vendidos através de um sistema de leilão semelhante ao do Google para licitar palavras-chave.
Hoje, Colin continua sendo o maior proprietário da empresa, com uma participação acionária de aproximadamente 28% . Hoje a sua fortuna vale quase 50 Bilhões de dólares.
Além disso, ele doou outros cerca de 7% para o Pinduoduo Partnership. Como entidade autônoma, esta parceria é o terceiro maior acionista, depois de Colin e a Tencent (que possui aproximadamente 15,5%). Colin, a Pinduoduo Partnership e a Tencent combinadas possuem cerca de 50,7% da empresa.
O objetivo da Partnership é transferir a propriedade para um grupo de parceiros (não mais superior a 5), que podem atuar como administradores de longo prazo da empresa, e isolar ainda mais a decisão fazendo com a pressão dos investidores de curto prazo.
Este grupo tem o direito de nomear 2 ou 3 diretores ao conselho (dependendo se há menos ou mais de 5 diretores no conselho), e também o CEO.
O conselho de administração tem então o direito de rejeitar essas indicações. Os membros desta Partnership são nomeados e eleitos anualmente e são determinados com base em sua contribuição, serviço e valores compartilhados com a empresa.
Além disso, os parceiros são obrigados a deter uma certa quantia de capital na empresa, e todas as decisões devem receber 75% da aprovação dos parceiros conjuntos a ser promulgada.
A jornada do Pinduoduo está longe de terminar e a empresa enfrenta vários desafios significativos à medida que continua a crescer.
O seu modelo de negócio inovador, que depende fortemente da publicidade e da gestão criativa do caixa, permitiu-lhe prosperar num mercado altamente competitivo.
Contudo, a sustentabilidade deste modelo permanece incerta, especialmente à medida que Pinduoduo se desloca para mercados mais ricos e enfrenta uma pressão crescente para obter lucro.
À medida que o Pinduoduo enfrenta estes desafios, será crucial para a empresa continuar a inovar, mantendo ao mesmo tempo o seu delicado equilíbrio entre crescimento e rentabilidade.
A capacidade de alcançar este equilíbrio determinará o seu sucesso a longo prazo no cenário de comércio electrónico em rápida evolução da China.
Um pequeno pedido: se você gostou desse texto, ficaria grato se você considerasse tocar no ❤️ acima!
Isso nos ajuda a entender quais peças você mais gosta e apoia nosso crescimento. Obrigado!
É isso por hoje!
Mais uma vez obrigado por ler.
Abraço,
PS: “DMs are open”: Twitter