Braguinha: o homem que estruturou o maior grupo segurador do Brasil.
Luiz Antônio de Almeida Braga (Braguinha para os amigos e Toninho para os íntimos, conforme ele mesmo se apresentava) era conhecido por ser um dos maiores incentivadores do esporte brasileiro.
O ex-banqueiro foi dono de uma das mais importantes seguradoras do Brasil, a Atlântica Seguros, que depois se fundiu com a Bradesco Seguros (empresa responsável por mais de 50% dos lucros do Banco hoje).
Braguinha foi amigo de Ayrton Senna, apoiante de Emerson Fittipaldi, patrocinador do tenista Gustavo Kuerten, do Pelé… Era o dono da chuteira do gol número mil do “Rei do futebol”.
Mas aqui a gente vai falar mais do seu passado como empreendedor, a história de Braguinha rima com a história do mercado financeiro brasileiro.
Herdeiro do grupo Atlântica Seguros, um dos maiores do setor no País na época, o empresário entraria para a alta administração do Bradesco ao negociar a incorporação que daria origem ao Bradesco Seguros, em 1983.
Sob seu comando, a seguradora fundada por seu pai, a Atlântica Seguros, tornou-se a maior empresa do ramo da América Latina nos anos 70.
“ Eu, modéstia à parte, fiz algumas coisas na minha vida de empresário. Comprei 30 companhias de seguro, ajudei a limpar o mercado brasileiro. Naquele tempo havia cento e tantas seguradoras.” - Braguinha